terça-feira, 24 de setembro de 2013

Possibilidades

http://www.youtube.com/watch?v=sdJ2b4kc7iw

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A Importância da Leitura

http://www.brasilescola.com/img/fonte.jpg

A melhor forma de obter conhecimento é cercar-se de bons livros
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Por Eliene Percilia

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mensagem do mestre Paulo Freire


Paulo Freire





Experiência com a palavra escrita

Olá pessoal!
Lendo os depoimentos dos colegas me reportei a minha infância, saudades do meu pai...eramos oito irmãos mais cinco que papai cuidada,  sempre após o jantar com apenas uma lâmpada e muitas vezes sem energia, somente a luz de velas papai lia para nós lindas histórias, noticiários, jornais, tudo em japonês.
Esse carinho, esse gesto de respeito sempre esteve guardado no fundo do meu coração. Talvez seja por isso que me tornei professora. Essa vontade de ler para alguém, falar com os livros, sorrir com eles aprendi com meu pai. Hoje em dia em rodas de conversa com meus alunos procuro sempre estar incentivando a leitura não como obrigação, mas como instrumento de cultura, de construção do indivíduo.