SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEMA: Terra e
universo – O Planeta Terra e sua vizinhança cósmica
Por que a Terra é o único planeta conhecido, no qual existe
vida?
Por meio de duas etapas, com diversas atividades, espera-se
que os alunos sejam capazes de compreender as características predominantes no
Planeta Terra que favorecem a predominância de diversas formas de vida.
Tempo previsto :
6 aulas
Conteúdos e temas: As diferentes regiões climáticas do Planeta
Terra e o favorecimento da vida. Características dos Planetas do Sistema Solar
e as respectivas distâncias do Sol.
Competências e
habilidades: Interpretar e analisar
os textos e figuras que simulem a representação do Sistema Solar; a partir das
informações sobre diferentes regiões
climáticas, argumentar sobre fatores favoráveis e desfavoráveis a vida.
Estratégias:
Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões em grupo, realização
de atividades individuais e em grupo, exposição do filme: “O guia do mochileiro
das galáxias”, interpretação de textos e figuras, pesquisa orientada de
informações em livros didáticos, revistas ou na in ternet.
Recursos: Giz,
lousa, data show, TV, DVD, caderno, lápis, caneta, livros didáticos, revistas e
computador.
Avaliação:
Registros e discussões sobre as atividades, participação individual e em grupo,
respostas a questões discursivas, redação, retomada dos conteúdos.
Avaliação contínua:
Levando-se em conta que algumas competências e habilidades não tenham se
desenvolvido satisfatoriamente ao longo desta situação de aprendizagem,
propomos a seguinte atividade: Trabalho
com grupos produtivos (observando a aproximação dos conhecimentos). Leitura de
textos com imagens. Recursos visuais com destaque ao que se propõem. Associar um texto sobre “Características dos componentes
do Sistema Solar”, com os vídeos: ABC da Astronomia” (MEC) e “Jornada no
Sistema Solar” (Youtube).
Ao final das exposições, sob as formas escrita e
audio-visual, os alunos criarão seus próprios textos, salientando as condições
necessárias à existência de vida.
OBS: Aos alunos portadores de NE, utilizaremos
materiais pertinentes (letras móveis, pintura, dominó, 7 erros, ligue,
associação de símbolos com as letras, leitura com o que o menino tem na memória).
Enfim, trabalharemos com desafios para estimular e motivar a criança para que
não se acomode em seu nível de cognição.
Roteiro da situação
de aprendizagem
Objetivo: Levar o aluno a entender que certas condições
são necessárias para o desenvolvimento da vida.
Etapa 1:
Inicie a aula instigando seus alunos a respeito do que já
ouviram falar sobre vida em outros lugares do Universo. Posteriormente,
apresente algumas imagens das diferentes regiões climáticas da Terra e faça
algumas considerações, solicitando que os alunos façam por escrito o que perceberam
nas observações e também o que foi dito
pelo professor.
Após um período de discussão e formulação de um texto em
grupo, os alunos deverão responder às seguintes questões:
1-) Que regiões da Terra são mais favoráveis ao
desenvolvimento da vida?
Que fatores são responsáveis para que isso ocorra?
2-) Cite algumas características das regiões onde o
desenvolvimento da vida é mais difícil.
3-) Nas regiões do planeta, onde as estações do ano são bem
definidas, em qual dessas estações você
pode perceber uma presença mais intensa de vários tipos de insetos? Explique.
Etapa 2:
Agora que os alunos já perceberam as dificuldades que os seres
vivos enfrentam dentro do próprio Planeta Terra, para sobreviver em
determinadas condições e o favorecimentos da vida mediante outras situações
como, localização geográfica ou estações climáticas, proponha uma visão geral
do sistema solar, com observação de figuras selecionadas em sites de Astronomia
e análise de textos e livros didáticos e revistas. Exponha alguns comentários
sobre o assunto e peça para que os alunos faças o máximo de anotações
possíveis.
Proponha as seguintes questões:
1-) Por que seria difícil a existência de vida em Mercúrio e
Vênus?
2-) Você imagina que seria possível a vida em Marte?
Explique.
Discuta as respostas apresentadas pelos alunos. Talvez
muitos já tenham percebido que vários fatores são necessários para a manutenção
da vida. Outros podem ainda pensar que um ou outro fator presente já seria
suficiente para o desenvolvimento da vida.
Faça a exposição do filme: “O guia do mochileiro das
galáxias”.
Proponha um debate entre duas turmas, que deverão manifestar-se
como: prós e contras a ideia de possibilidade de vida em outros planetas.
Tente argumentar que não há verdade absoluta, mas, enquanto
as evidências estão pautadas em pesquisa, devemos aceita-las como verdades.
Use a última aula dentro deste tema, solicitando aos alunos
que confeccionem uma redação, simulando uma carta enviada, dentro de uma
cápsula, relatando as condições favoráveis à vida dominantes na Terra e,
convidando supostos seres de outros
planetas a nos visitarem.

Esperamos que essa situação de aprendizagem venha acrescentar aos nossos colegas de trabalho, informações relevante para uma proposta de ensino que tem por objetivo despertar no aluno a curiosidade, a leitura, a escrita de uma forma crítica, utilizando argumentos consistentes destacando a responsabilidade para uma vida planetária saudável.
ResponderExcluir