terça-feira, 1 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8º ANO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

TEMA: Terra e universo – O Planeta Terra e sua vizinhança cósmica
Por que a Terra é o único planeta conhecido, no qual existe vida?
Por meio de duas etapas, com diversas atividades, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender as características predominantes no Planeta Terra que favorecem a predominância de diversas formas de vida.

Tempo previsto : 6 aulas
Conteúdos e temas:  As diferentes regiões climáticas do Planeta Terra e o favorecimento da vida. Características dos Planetas do Sistema Solar e as respectivas distâncias do Sol.
Competências e habilidades:  Interpretar e analisar os textos e figuras que simulem a representação do Sistema Solar; a partir das informações  sobre diferentes regiões climáticas, argumentar sobre fatores favoráveis e desfavoráveis  a vida.
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões em grupo, realização de atividades individuais e em grupo, exposição do filme: “O guia do mochileiro das galáxias”, interpretação de textos e figuras, pesquisa orientada de informações em livros didáticos, revistas ou na in ternet.
Recursos: Giz, lousa, data show, TV, DVD, caderno, lápis, caneta, livros didáticos, revistas e computador.
Avaliação: Registros e discussões sobre as atividades, participação individual e em grupo, respostas a questões discursivas, redação, retomada dos conteúdos.
Avaliação contínua: Levando-se em conta que algumas competências e habilidades não tenham se desenvolvido satisfatoriamente ao longo desta situação de aprendizagem, propomos a seguinte  atividade: Trabalho com grupos produtivos (observando a aproximação dos conhecimentos). Leitura de textos com imagens. Recursos visuais com destaque ao que se propõem.  Associar um texto sobre “Características dos componentes do Sistema Solar”, com os vídeos: ABC da Astronomia” (MEC) e “Jornada no Sistema Solar” (Youtube).
Ao final das exposições, sob as formas escrita e audio-visual, os alunos criarão seus próprios textos, salientando as condições necessárias à existência de vida.
OBS:  Aos alunos portadores de NE, utilizaremos materiais pertinentes (letras móveis, pintura, dominó, 7 erros, ligue, associação de símbolos com as letras, leitura com o que o menino tem na memória). Enfim, trabalharemos com desafios para estimular e motivar a criança para que não se acomode em seu nível de cognição.
Roteiro da situação de aprendizagem
Objetivo:  Levar o aluno a entender que certas condições são necessárias para o desenvolvimento da vida.
Etapa 1:
Inicie a aula instigando seus alunos a respeito do que já ouviram falar sobre vida em outros lugares do Universo. Posteriormente, apresente algumas imagens das diferentes regiões climáticas da Terra e faça algumas considerações, solicitando que os alunos façam por escrito o que perceberam nas observações e também  o que foi dito pelo professor.
Após um período de discussão e formulação de um texto em grupo, os alunos deverão responder às seguintes questões:
1-) Que regiões da Terra são mais favoráveis ao desenvolvimento da vida?
Que fatores são responsáveis para que isso ocorra?
2-) Cite algumas características das regiões onde o desenvolvimento da vida é mais difícil.
3-) Nas regiões do planeta, onde as estações do ano são bem definidas, em qual dessas estações  você pode perceber uma presença mais intensa de vários tipos de insetos? Explique.
Etapa 2:
Agora que os alunos  já perceberam as dificuldades que os seres vivos enfrentam dentro do próprio Planeta Terra, para sobreviver em determinadas condições e o favorecimentos da vida mediante outras situações como, localização geográfica ou estações climáticas, proponha uma visão geral do sistema solar, com observação de figuras selecionadas em sites de Astronomia e análise de textos e livros didáticos e revistas. Exponha alguns comentários sobre o assunto e peça para que os alunos faças o máximo de anotações possíveis.
Proponha as seguintes questões:
1-) Por que seria difícil a existência de vida em Mercúrio e Vênus?
2-) Você imagina que seria possível a vida em Marte? Explique.
Discuta as respostas apresentadas pelos alunos. Talvez muitos já tenham percebido que vários fatores são necessários para a manutenção da vida. Outros podem ainda pensar que um ou outro fator presente já seria suficiente para o desenvolvimento da vida.
Faça a exposição do filme: “O guia do mochileiro das galáxias”.
Proponha um debate entre duas turmas, que deverão manifestar-se como: prós e contras a ideia de possibilidade de vida em outros planetas.
Tente argumentar que não há verdade absoluta, mas, enquanto as evidências estão pautadas em pesquisa, devemos aceita-las como verdades.
Use a última aula dentro deste tema, solicitando aos alunos que confeccionem uma redação, simulando uma carta enviada, dentro de uma cápsula, relatando as condições favoráveis à vida dominantes na Terra e, convidando supostos seres  de outros planetas a nos visitarem.



Um comentário:

  1. Esperamos que essa situação de aprendizagem venha acrescentar aos nossos colegas de trabalho, informações relevante para uma proposta de ensino que tem por objetivo despertar no aluno a curiosidade, a leitura, a escrita de uma forma crítica, utilizando argumentos consistentes destacando a responsabilidade para uma vida planetária saudável.

    ResponderExcluir